Momentos de crise e incertezas como o que vivemos hoje, 2022 em quase pós pandemia, afinal ainda não sabemos se acabou ou se um dia realmente vai acabar, servem para nos mostrar como a nossa estabilidade é frágil ou melhor como nossa sensação de estabilidade, uma vez que estabilidade real não existe. Se parar pra pensar vai perceber que não precisa muito para a tão valorizada estabilidade ir por água abaixo e as coisas ficarem bem complicadas e bem rápido, dois ou três eventos em sequência e pronto, você que tem uma ótima formação, cursos de especialização, MBA, vários anos de experiência e consequentemente ocupa uma posição de destaque no mercado de trabalho, se vê obrigado a recomeçar, procurando uma recolocação ou abrindo o próprio negócio. Acredite isso acontece e aconteceu com muita gente boa nos últimos meses.
Mas meu objetivo não é fazer terrorismo e nem muito menos deixar você preocupado com esse papo, muito pelo contrário, sou otimista e acredito que em momentos assim, de uma maneira torta e não planejada somos forçados a nos adaptar e acabamos crescendo e criando novas oportunidades, assim como o mercado também cria novas oportunidades e muitas delas exigem que você tenha habilidades comerciais, simplificando, que você entenda sobre vendas e saiba vender.
Neste momento você deve estar processando as informações e pensando que, ou você não gosta de vender e não nasceu para isso, ou que vender é muito simples e você vai tirar de letra. Parabéns, nem começou e já errou duas vezes. Em mais 20 anos trabalhando na área comercial eu conheci muitas pessoas com pensamentos parecidos com esses, algumas que acabaram tendo sucesso e muitas que fracassaram. Esses pensamentos levam a dois lugares muito perigosos para quem pretende ter sucesso em vendas.
- Primeiro que venda é uma arte e que a pessoa precisa nascer com isso, o que não é verdade, é perfeitamente possível aprender a vender, isso não exclui o fato de determinadas pessoas terem muita facilidade para vendas, falaremos dessa facilidade lá na frente.
- Segundo que para vender é muito fácil e não é preciso preparo, basta ser bom de papo e conversador, usar algumas técnicas de fechamento, ser matador e pronto, vai ter sucesso.
Bom, não precisa ser um especialista no assunto para saber que as coisas não são bem assim. Mas vamos voltar nas pessoas que tem muita facilidade para vender, na verdade essas pessoas possuem naturalmente um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que transformam o processo de venda quase natural para elas e elas o fazem sem perceber. Muitas dessas pessoas se forem questionadas sobre como se dá o processo de vendas, ou como elas explicam os resultados que elas obtêm, elas não saberão explicar com precisão.
O que estou tentando dizer é que com um conjunto de conhecimentos específicos, habilidades e atitudes, que quando acompanhado de treinamentos constantes, pode transformar qualquer pessoa em um ótimo vendedor.